
Na sequência da realização da Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Viseu, realizada no passado dia 26 de setembro, transcrevemos o Voto de Louvor que foi aprovado por unanimidade:
“Chega agora ao fim mais um verão, e com ele mais uma época de flagelo em que os incêndios não deram descanso às Corporações de Bombeiros do nosso Concelho.
As condições climatéricas, e quiçá a mão humana, conjugaram-se para trazer a tragédia a muitas das nossas freguesias num verão que quase fez lembrar o fatídico ano de 2013.
Tivemos já este ano e até ao dia de hoje 249 ocorrências, algumas devastadoras, e a todas as nossas Corporações deram resposta.
Só com esta resposta rápida e eficaz do dispositivo de proteção civil Municipal e o apoio da coordenação distrital foi possível devolver a paz e a normalidade às populações afetadas.
Dentro deste dispositivo, que não poderia funcionar sem o Município e cujo o apoio se releva, não posso deixar de salientar o esforço, a dedicação e a bravura daqueles que são os nossos Soldados da Paz, que dia após dia, privando-se do conforto do lar, em condições extremas, muitas vezes sem descanso e arriscando a própria vida souberam vencer longas batalhas contra todos os incêndios que nos assolaram.
Sr. Presidente da Câmara, qualquer General deveria orgulhar-se de poder contar nas suas fileiras com soldados como estes que contam por vitórias todas as batalhas travadas.
Os nossos Bombeiros foram vendo reconhecido o seu heroísmo manifestado sob várias formas na comunicação social e com um vasto apoio popular.
A população, nas horas mais trágicas, soube dar resposta pronta com significativo apoio no terreno e na logística.
Mas agora que as sirene se calaram, e para que a memoria perdure, penso ser da mais elementar justiça que esta Assembleia manifeste em novo do Povo que representa, o merecido reconhecimento aos Bombeiros das duas Corporações de Viseu, Voluntários e Municipais, pelo que proponho, Sr. Presidente da Mesa, um voto de louvor em reconhecimento pelo exemplar desempenho em situações dramáticas como são o combate aos incêndios e a salvaguarda de pessoas e bens.
Assim, a Assembleia Municipal de Viseu, reunida em 26 de setembro de 2016 delibera:
Aprovar um voto de louvor às duas Corporações de Bombeiros do Município (Voluntários e Municipais) reconhecendo o valoroso trabalho de todos os homens e mulheres que diariamente ai prestam serviço de excecionalidade à comunidade zelando pela proteção da vida humana e do património.”
Categorias: Sem Categoria