Jornadas Técnicas de Mergulho, VII Nacionais e VI Internacionais

28 Maio 2018
I Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar “Saber para Salvar”

O Núcleo da Juvebombeiro dos Bombeiros Voluntários de Viseu organizou as I Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar “Saber para Salvar”, o evento realizou-se no dia 26 de Maio de 2018, no auditório da Escola Superior de Tecnologia de Viseu.

As jornadas começaram com a sessão solene de abertura que contou com a presença do Vice-Presidente de Câmara Municipal de Viseu, Dr.º Joaquim Seixas, do Comandante Miguel David, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Viseu, do Coordenador Pedagógico da Associação Formar para Salvar, Enfermeiro Paulo Silva, do Vice-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Dr.º Luis Laginhas e do Comandante José Luis Teixeira.

Intituladas de “Saber Para Salvar”, as jornadas contaram no primeiro painel com o moderador Rui Nogueira, 2º Comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, com o mote “ Educar para Salvar”.

O primeiro orador foi o TOTE no INEM, Nuno Patrício, que trouxe o seu testemunho “do outro lado da linha”. Leonel Alves da Associação Formar para Salvar, abordou a temática de condução defensiva nos bombeiros. O Inspetor da Policia Judiciária José Carvalho falou-nos da preservação do local do crime em emergência pré-hospitalar, o painel culminou com a explanação da Dr.ª Ana Gomes, da Unidade de AVC do Centro Hospitalar Tondela Viseu, que partilhou os seus conhecimentos sobre a via verde AVC. Foram quatro brilhantes exposições que despertaram a curiosidade de todos os presentes.

O segundo painel “A Premência da Abordagem”, que decorreu no período da tarde e foi moderado pela Dr.ª Ivone Ferreira, médica no Instituto Nacional de Emergência Médica, contou com a presença do Enfermeiro Nuno Marques (INEM) que abordou a dor torácica/enfarte agudo do miocárdio, a abordagem ao queimado foi realizada pelo Enfermeiro Luis Lopes (INEM), o painel culminou com a apresentação de Pedro Gomes, da Associação Formar para Salvar que falou sobre a abordagem ao politraumatizado.

Após a realização de dois painéis de conferências, foram realizados workshops sobre segurança na célula sanitária, apoio ao suporte avançado de vida e suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa (SBV/DAE).

Todas as opiniões foram unanimes sobre a elevada qualidade do evento tanto nas exposições que foram realizadas como em toda a sua organização. O delegado do Núcleo da Juvebombeiro encerrou o evento enaltecendo o esforço de toda a sua equipa Afirmando que o evento só foi possível porque a sua equipa é uma versão de bombeiros única e com objetivos comuns, bem definidos. Que o seu profissionalismo é cada vez mais evidente e que são sem dúvida uma elite implementada no seio da instituição.

Está a utilizar um
navegador obsoleto.

Considere instalar Internet Explorer 9+, Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Veja a nossa galeria de fotos. Clique aqui.

Já subscreveu as nossas notícias? Clique aqui.

Deseja deixar uma sugestão? Aceda à nossa página de contactos.

Visite-nos no facebook. Clique aqui.
Conheça a história da nossa Associação! Clique aqui.
Junte-se a nós e lute por esta causa. Clique aqui.
Já é sócio? Saiba como se inscrever! Clique aqui.