22 Abril 2014
Simulacro no Aeródromo Municipal de Viseu

Os Bombeiros Voluntários de Viseu participaram hoje no simulacro LIVEX no Aeródromo Municipal de Viseu. A iniciativa partiu Câmara Municipal de Viseu e a direção do aeródromo municipal Gonçalves Lobato, em coordenação com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

O exercício faz parte integrante do processo de certificação do Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato pela entidade aeronáutica, designadamente pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e visa essencialmente testar o Plano de Emergência do Aeródromo, constituindo-se assim como fator decisivo e fundamental para que o processo de certificação seja concluído com êxito.

O cenário escolhido consiste no “rebentamento de um pneu de uma aeronave durante a sua aterragem, seguido de saída de pista e capotamento da mesma, com deflagração de um incêndio. Os três feridos são os dois ocupantes da aeronave e respetivo piloto”.

Para o CDOS Viseu, o desencadeamento e monitorização dos meios de socorro necessários para fazer face um acidente desta tipologia e dimensão, avaliar a articulação dos meios envolvidos e planear, coordenar e conduzir as operações de acordo com o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), são os principais objetivos a testar.

Participam neste simulacro os Bombeiros Voluntários de Viseu e Municipais, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a GNR Viseu, a PSP Viseu, a Policia Municipal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) – Delegação de Viseu, o Centro Humanitário de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação de Aviação Experimental de Viseu e o Aeroclube de Viseu.

Está a utilizar um
navegador obsoleto.

Considere instalar Internet Explorer 9+, Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Veja a nossa galeria de fotos. Clique aqui.

Já subscreveu as nossas notícias? Clique aqui.

Deseja deixar uma sugestão? Aceda à nossa página de contactos.

Visite-nos no facebook. Clique aqui.
Conheça a história da nossa Associação! Clique aqui.
Junte-se a nós e lute por esta causa. Clique aqui.
Já é sócio? Saiba como se inscrever! Clique aqui.