Jornadas Técnicas de Mergulho, VII Nacionais e VI Internacionais

26 Setembro 2018
Visita dos Infantes e Cadetes ao LEIF e Bombeiros Sapadores de Coimbra

No dia 21 de setembro, a escola de cadetes e infantes dos Bombeiros Voluntários de Viseu visitou o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), que constitui a mais importante estrutura dedicada à investigação experimental dos incêndios florestais existente na Europa.

É promovido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial) que, desde 1985, desenvolve investigação aplicada em vários temas relacionados com o comportamento do fogo e a segurança pessoal.

O LEIF situa-se no Aeródromo da Lousã e dispõe de equipamentos de ensaio, tais como: estruturas de simulação do comportamento do fogo em encostas e em desfiladeiros; túnel vertical para estudo de partículas incandescentes; gerador de vórtices ou turbilhões de fogo; estrutura de ensaio de sistemas de proteção de viaturas de Bombeiros; etc.

Durante a visita os mais novos poderem ver algumas demonstrações de vários ensaios experimentais, com incidência no comportamento extremo do fogo (comportamento eruptivo, tornados de fogo, projeções, entre outros). Visitaram ainda o Laboratório de Estudos de Combustíveis Mortos.

A visita foi extremamente interessante e, pelo facto de ter proporcionado uma aprendizagem mais prática, correspondeu às espectativas de todos os participantes.

Durante a tarde, os infantes e cadetes deslocaram-se aos Bombeiros Sapadores de Coimbra, onde conheceram uma realidade diferente.

O nosso muito obrigado ao LEIF e aos Bombeiros Sapadores de Coimbra por nos terem recebido tão calorosamente!

Está a utilizar um
navegador obsoleto.

Considere instalar Internet Explorer 9+, Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Veja a nossa galeria de fotos. Clique aqui.

Já subscreveu as nossas notícias? Clique aqui.

Deseja deixar uma sugestão? Aceda à nossa página de contactos.

Visite-nos no facebook. Clique aqui.
Conheça a história da nossa Associação! Clique aqui.
Junte-se a nós e lute por esta causa. Clique aqui.
Já é sócio? Saiba como se inscrever! Clique aqui.